segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Verão 2012–Por terras de Portugal-Dia 1


Uma saída de Portugal já não nos acontecia há três anos, talvez por alguma indolência. Este ano resolvemos voltar a passear em França, um destino de que gostamos bastante e nos permitia ver como a autozita e nós próprios nos sentíamos lá fora.


Dia 1 – 27 de Junho (4ª-Feira)

Faro – Montijo

O ano escolar estava concluído e a vontade de pegar na autozita era mais que muita. Já há vários dias que a autozita estava pronta e aproveitámos, como sempre, a véspera para fazer uns petiscos para a viagem. Gosto de levar mantimentos preparados para dois dias, pelo menos, para nos permitir fazer a viagem para o local de destino à vontade, sem preocupações de refeições.

O depósito estava cheio, na nova bomba do Auchan, inaugurada uns dias antes e que nos proporciona um gasóleo bem mais barato (€1,27) e até levou a que outras bombas baixassem os seus preços (quem ganha quando assim acontece, é o comprador).
Foi preciso colocar as coisas de última hora, dar uma olhada à casa, porque sei como saímos mas não sei como regressamos, meter pessoas e canitos na autozita, desligar da eletricidade, abrir o portão, sair e …
Casa fechada, autozita pronta, foi só pegar e andar, o que já ansiava há muito tempo. Quando entro e me sento ao volante esqueço a pressa.
Saímos de casa no dia 27 de Junho, pelas 11h 20mn. Ignorámos o IP1 (A22) e apanhámos a N125. É tudo uma questão de hábito, pelo que nas deslocações em passeio, nomeadamente as que fazemos em autocaravana, recuso-me a pagar portagens nas ex-SCUTs ou autoestradas, a não ser que seja estritamente necessário.
“Eu sou do tempo” em que quando me deslocava para ou do Algarve, não havia autoestrada e também se fazia, também se chegava. Faz tudo parte do passeio.
Pelo IC1, que é uma estrada boa, rumámos ao Montijo, nosso local de pernoita. Foram cerca de quatro horas de uma viagem agradável, com paragem apenas para um pequeno lanche almoçarado, já que a nossa viagem terminou cerca das 15H 30mn.
Habituei-me a entrar na N5, em Águas de Moura. Poupam-se uns quilómetros e o caminho é razoável. Para mim, tem um senão: é obrigatório atravessar uma linha dos caminhos de ferro, que eu evito sempre que posso.
E assim se passou o primeiro dia de viagem. Calmo e tranquilo, como eu gosto que seja na autocaravana.


Total do dia e da viagem – 268 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário